quinta-feira, 18 de maio de 2017

TEMOR DA MORTE




        A crença na imortalidade da alma é intuitiva e muito mais generalizada do que a dúvida do nada. Entretanto, a maior parte dos que creem se mostram possuídos de grande apego às coisas terrenas e ainda temerosos da morte. Por quê?

    Este temor é um efeito da sabedoria da Providência e uma consequência do instinto de conservação comum a todos os viventes. Ele é necessário enquanto não se está suficientemente esclarecido sobre as condições da vida futura, como contrapeso à tendência que, sem esse freio nos levaria a deixar prematuramente a vida e assim negligenciar o trabalho terreno que deve servir ao nosso próprio adiantamento espiritual para o porvir.


     Assim é que, nos povos primitivos o futuro é vaga intuição, mais tarde tornada simples esperança e, finalmente uma certeza apenas atenuada por secreto apego à existência corporal.


      À proporção que o homem compreende melhor a vida futura o temor da morte diminui, uma vez esclarecida a sua missão terrena aguarda-lhe o final desta com paciência resignada e serenamente. A certeza da vida futura descortina outro curso às ideias, e um melhor entendimento das provações; com compreensão da vida futura esforça-se por um porvir melhor sem desprezar o presente, porque se tem consciência que esse futuro feliz depende da boa direção que se dá ao momento atual.

Temor da morte, cap 2, item 1, 2, 3, do Livro “O Céu e o Inferno, autor Allan Kardec”

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
Voz do Espírito




Nenhum comentário:

Postar um comentário