quinta-feira, 21 de maio de 2015

ESQUECIMENTO DO PASSADO ESPIRITUAL






Por que os Espíritos quando estão encarnados na Terra não se lembram do seu passado preexistencial?

Questão 392 O Livro dos Espíritos / Allan Kardec

Os Espíritos esclareceram:

Resp: “Não pode o homem e nem deve saber tudo. Deus assim o quer em sua infinita sabedoria. Sem o véu que lhe oculta certas lembranças, ficaria ofuscado, assim como quem sem transição saísse de uma caverna escura em que perambulava por muito tempo, e de súbito viesse para a claridade. Esquecido de seu passado espiritual o homem é mais "senhor de si mesmo”.  

Questão 393: Como pode o homem ser responsável por atos e resgatar faltas de que não se lembra com consciência? Como pode aproveitar da experiência de vidas de que se esqueceu? Concebe-se que as tribulações da existência lhe servissem de lição, se se recordasse do que as tenha podido ocasionar. Desde que, disso não se recorda mais, cada existência é para ele como se fosse a primeira, e eis que então está sempre a recomeçar. Como conciliar isto com a Justiça de Deus?


Resp:Em cada nova existência o homem dispõe de mais inteligência e melhor pode distinguir o bem do mal. Onde o seu mérito se se lembrasse de todo o passado espiritual? Quando o Espírito volta à vida livre do espaço, fora do fardo carnal, diante dos seus olhos se desdobra toda a sua bagagem do pretérito. Vê as faltas que cometeu e que deram causa ao seu sofrimento, assim como de que modo procederia para evitar. Reconhece justa a situação em que se acha e busca então uma existência capaz de reparar os erros que lhe bloqueiam a conquista da felicidade. Escolhe provas análogas às que não soube aproveitar, ou as lutas que considere apropriadas ao adiantamento intelectual, e pede aos Espíritos que lhe são superiores que o ajudem na nova missão que sobre si toma como objetivo edificante, ciente de que o Espírito que lhe for designado por tutor espiritual nessa outra existência, se esforçará pelo conduzir a reparar suas deficiências morais, dando-lhe uma espécie de intuição nas quais incorreu. Tendes essa intuição no pensamento, no desejo impuro que frequentemente vos assalta e a que instintivamente resistis com vigor, atribuindo as mais das vezes essa resistência aos princípios que recebestes de vossos pais, quando é a voz da consciência que vos fala no íntimo. Essa voz, que é a lembrança do passado, vos adverte para não recairdes nas faltas de que já vos fizestes culpados. Em nova existência se sofre com resignação aquelas provas e resiste com coragem, o Espírito se eleva e ascende na hierarquia dos Espíritos a caminho da perfeição sideral, ao voltar para o Mundo espiritual.”

Não temos é certo, durante a vida corporal lembrança exata do que fomos e do que fizemos em anteriores existências; mas, temos de tudo isso a intuição, sendo as nossas tendências instintivas uma reminiscência do passado. E a nossa consciência, que é o desejo que experimentamos de não reincidir nas faltas já cometidas, nos concita à resistência a vencer aqueles pendores.


Voz
Q
Clama

Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
                                  http://voz-doespirito.blogspot.com.br/





Nenhum comentário:

Postar um comentário